PARATY

Legenda

Centro Histórico

A belíssima Cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, cercada pelo mar e as montanhas, destaca-se também por preservar seu Centro Histórico, considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país”. No ano de 1958, o Centro Histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e somente em 1965, a cidade foi convertida a Patrimônio Nacional.

Paraty é reconhecida por suas ruas de pedra, também conhecidas como “pé de moleque”, além de ser frequentemente invadida pela maré alta quando ocorre a lua cheia. A cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria e seus casarões coloniais determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty e preservam até hoje o encanto característico da época do império.

Seus projetos culturais tem como grande referência a Casa de Cultura, a qual possui vasta programação cultural, oferecendo também cursos para todas as idades, para o deleite da comunidade local e seus visitantes.

Com uma forte influência religiosa, o Centro Histórico possui quatro igrejas, entre elas destacamos a Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade, localizada em frente à baía de Paraty, considerada a mais antiga em virtude da demolição das Capelas de São Roque e da antiga Igreja da Matriz. Atualmente nela encontra-se instalado o Museu de Arte Sacra de Paraty. Belíssimo!

Recomendamos nossos clientes e hóspedes realizarem o City Tour pelo Centro Histórico com nossos Guias Especializados. É uma verdeira volta ao passado com riqueza de detalhes e histórias fantásticas sobre o Brasil e Paraty.

O Centro Histórico à noite é um charme! Através de suas ruas irregulares, o Centro Histórico apresenta aos turistas ótimos bares e restaurantes das mais variadas especialidades, além de galerias de artes, lojas de artesanatos e artistas alternativos.

A gastronomia de Paraty é outra característica relevante presente nas ruas do Centro Histórico. O prazer de desfrutar da típica comida caiçara com seus peixes e frutos do mar, além da culinária nacional e internacional, é possível diante da diversidade de opções de restaurantes e bares. É no Centro Histórico onde ocorrem os happy hours mais charmosos de Paraty.